sábado, 13 de outubro de 2012

1º Chakra

Eu gosto muito de estudar e tentar entender tudo aquilo que faz parte de nós, que nos constituem.
Os Chakras são algo que me fascinam há muito tempo, eles são importantíssimos, são fundamentais em nossos corpos (sutis e materiais).
Pesquisando encontrei esse estudo que achei muito legal e resolvi compartilhar.

Abraços em todos!!!





  1º Chakra





1º SACRO
Muladhara

1. Elemento (Tattva): Terra.
2. Forma: Quadrado.
3. Cor: Vermelho.
4. Som (Bija Mantra): Lam.
5. Nota Musical: Dó.
6. Nº de Pétalas: 4.
7. Corpo (Kosha): Físico.
8. Raio: 4º - Harmonia através do Conflito.
9. Glândula: Supra-renais.
10. Animal/Totem: Elefante com sete trombas.
11. Órgão de Acção (Karma Indriya): Pés.
12. Órgão dos Sentidos (Jnana Indriya): Nariz.
13. Sentido Predominante: Odor.
14. Ar (Vayu): Apana Vayu, energia descendente que assegura as funções de eliminação (urina), que expulsa o esperma do órgão masculino e empurra o feto para fora do útero maternal. Rege, também, as menstruações.
15. Princípio Fundamental: Encarnação, Consciência física.
16. Palavra-chave: Segurança.

Localiza-se na base da coluna ou cóccix. O seu talo atravessa o plexo pélvico, o hipogástrico, e termina entre a vértebra sacra e a primeira coccigeana. Rege o sistema locomotor, as glândulas supra-renais, rins, coluna vertebral, cólon, pernas e ossos. Está associado à terra e à matéria, à vitalidade, à saciedade dos desejos, ao fundamento (dar bases), coordenação física e sobrevivência. Dá vitalidade ao corpo físico. É a força da vida, da sobrevivência, auto-preservação e instintos.

As gemas e minerais a ele associados são o rubi, a granada, a hematite, o jaspe sanguíneo, a turmalina preta, a obsidiana, o quartzo fumado. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: as proteínas (carne e peixe, não são recomendados), frutos e vegetais vermelhos.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: assuntos relacionados com o mundo material e o sucesso, o corpo físico, o domínio do corpo as base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem e paciência. Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.

http://centros-energeticos.blogspot.com.br/2007/06/1-chakra.html

2º Chakra






2º SACRAL

Svadhistana
  1. Elemento: Água.
  2. Forma: Círculo com um crescente lunar.
  3. Cor: Laranja.
  4. Som: Vam.
  5. Nota Musical: Ré.
  6. Nº de Pétalas: 6.
  7. Corpo: Etérico (Mente Instintiva).
  8. Raio: 7º - Ordem e Cerimonial.
  9. Glândula: Gónadas.
  10. Animal/Totem: Crocodilo.
  11. Órgão de Acção: Mãos.
  12. Órgão dos Sentidos: Língua.
  13. Sentido Predominante: Paladar.
  14. Ar: Apana Vayu, energia descendente que assegura as funções de eliminação (urina), que expulsa o esperma do órgão masculino e empurra o feto para fora do útero maternal. Rege, também, as menstruações.
  15. Princípio Fundamental: A criatividade, a reprodução da essência divina, a procriação, a família.
  16. Palavra-chave: Sensualidade.
Localiza-se logo acima dos órgãos reprodutores, acima do osso púbico. O seu talo atravessa o plexo de mesmo nome (que, na anatomia, é uma ramificação do solar) e vai terminar na zona compreendida entre a 1ª e a 2ª vértebras lombares. Rege os órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo-ventre, bexiga, vesícula. Está associado à sexualidade, criatividade, procriação, sensualidade, capacidade de sentir emoções, contentamento, assimilação dos alimentos, força física e vitalidade. É o portal por onde adquirimos a sensibilidade de perceber as emanações subtis e vibrações dos seres e do ambiente.
As gemas e minerais a ele associados são a turmalina, coral, calcite dourada, âmbar, citrina, topázio dourado, aventurina pêssego. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: líquidos, frutos e vegetais laranjas.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, entrega sexual/passional, movimento, assimilação de novas ideias, saúde, família, tolerância, trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros. Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objectivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.

3º Chakra





3º SOLAR


Manipura
1. Elemento: Fogo.
2. Forma: Triângulo.
3. Cor: Amarelo.
4. Som: Ram.
5. Nota Musical: Mi.
6. Nº de Pétalas: 10.
7. Corpo: Astral ou Emocional.
8. Raio: 6º - Devoção e Idealismo.
9. Glândula: Pâncreas.
10. Animal/Totem: Carneiro.
11. Órgão de Acção: Ânus.
12. Órgão dos Sentidos: Olhos.
13. Sentido Predominante: Visão.
14. Ar: Samana, energia que reside na parte superior do abdómen, na região umbilical. Ajuda o sistema digestivo e faz circular o sangue.
15. Princípio Fundamental: Desejo, emoção, sentimento, vontade, afirmação de si.
16. Palavra-chave: Poder.
Situado na zona do plexo de mesmo nome, ligeiramente acima do umbigo. Este vórtice é composto de três camadas sobrepostas, subdividindo-se desta maneira em três partes: solar interno, a nível da pele; solar médio, a cerca de dois centímetros acima da pele; e solar externo, a cerca de quatro centímetros da pele, ou seja na superfície do corpo etérico.
Em situações de relativo repouso, esses três vórtices parciais mantêm-se nessa forma; somente sob condições particulares eles se separam e podem aparecer com três bocas alinhadas, ou seja, uma ao lado da outra, sobre um mesmo plano horizontal. Destaca-se que, no caso desse conjunto, dentro da forma circular tem-se uma sub-forma romboidal. Todo esse conjunto possui um talo complexo, que atravessa o plexo solar e termina sempre na coluna vertebral, entre a 8ª e 9ª vértebras dorsais. Localiza-se por cima da boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno, no peito).
A cor associada a este Chakra é o amarelo. O elemento a ele associado é o fogo. Rege todos os órgãos localizados na barriga: fígado, vesícula biliar, pâncreas, supra-renais, músculos e estômago e ainda o sistema nervoso. Está associado ao poder. Dá a vitalidade e força para exprimir emoções e para ter integridade. Tem como função vitalizar o sistema nervoso simpático bem como os processos digestivos, o metabolismo e as emoções.
As gemas e minerais a ele associados são a citrina, o topázio dourado, o âmbar, o olho-de-tigre, a calcita dourada e o ouro. Os alimentos benéficos: os amidos, e as frutas ou vegetais amarelos.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, auto-controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade, tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiada ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.

4º Chakra





4º CARDÍACO


Anahata

1. Elemento: Ar.
2. Forma: Estrela de 6 pontas.
3. Cor: Verde.
4. Som: Yam.
5. Nota Musical: Fá.
6. Nº de Pétalas: 12.
7. Corpo: Intuitivo.
8. Raio: 2º - Amor e Sabedoria.
9. Glândula: Timo.
10. Animal/Totem: Antílope.
11. Órgão de Acção: Órgãos genitais.
12. Órgão dos Sentidos: Pele.
13. Sentido Predominante: Tacto.
14. Ar: Prana, manifestado na forma do ar que respiramos, rico em iões negativos, portadores de vida.
15. Princípio Fundamental: Mantém o equilíbrio entre os três Chakras inferiores e os três superiores; sensibilidade generosidade, perdão, alegria e união.
16. Palavra-chave: Compaixão.
Localiza-se no centro do tórax entre os mamilos (no meio do peito na área do osso esterno). O seu talo atravessa o plexo cardíaco e termina no espaço compreendido entre a 1ª e 2ª vértebras dorsais.
A cor associada a este Chakra é o verde (cor secundária, pirite). O elemento associado a ele é o ar. Rege a glândula Timo, responsável pelo sistema imunológico que funciona perfeitamente quando harmonizados os restantes Chakras, glândulas endócrinas, coração, sistema circulatório, nervo vago e sangue, braços e mãos. Associado ao coração e ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento. As suas funções são amor e paz incondicional; dá a capacidade de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente. Dá fundamento à força – vida do Eu Superior.
As gemas e minerais associados a ele são a esmeralda, turmalina verde e rosa, malaquita, jade verde, aventurina verde, crisopásio, quartzo rosa, rubi. Os alimentos que lhe são benéficos são as frutas e vegetais verdes.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: Amor Divino/incondicional, perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo e união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento. Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.

5º Chakra




5º LARÍNGEO

Vishuddha

1. Elemento: Éter.
2. Forma: Lua Cheia.
3. Cor: Azul-turquesa.
4. Som: Ham.
5. Nota Musical: Sol.
6. Nº de pétalas: 16.
7. Corpo: Mental.
8. Raio: 3º - Inteligência Activa.
9. Glândula: Tiróide.
10. Animal/Totem: Elefante com uma tromba.
11. Órgão de Acção: Boca.
12. Órgão dos Sentidos: Pele.
13. Sentido Predominante: Audição.
14. Ar: Udana – favorece o transporte do ar para a cabeça e contribui para a produção do som.
15. Princípio Fundamental: Conhecimento, ressonância da essência, alegria.
16. Palavra-chave: Criatividade.
Situado na base do pescoço, localiza-se na garganta. O seu talo pode terminar aí, como pode, ter conexões variáveis.
Rege a glândula tiróide – hipotálamo, aparelho brônquico e vocal, pulmões e canal alimentar. Está associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra. Quando expandido, podemos expressar sentimentos de forma clara, harmoniosa e bela, evocando realidades superiores. É responsável pelo rejuvenescimento e longevidade. É a passagem, o caminho que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas, conduzindo à expressão do seu poder e vontade.
As suas funções incluem a criatividade, receptividade, habilidade para comunicar, discurso, som, vibração, comunicação. Tem como gemas e minerais associados a turquesa, a celestite, o topázio azul, a sodalite, o lápis-lazúli, a água marinha, a azurite e a ryanite. Os alimentos benéficos são: as frutas e vegetais azuis e púrpura.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.

6º Chakra







6º FRONTAL

Ajna
1. Elemento: Maha Tattva (o Grande Elemento) no qual estão presentes todos os outros elementos na sua forma purificada.
2. Forma: Círculo.
3. Cor: Azul Índigo.
4. Som: Om.
5. Nota Musical: Lá.
6. Nº de Pétalas: 96.
7. Corpo: Personalidade e Lótus Causal.
8. Raio: 5º - Conhecimento Concreto.
9. Glândula: Pituitária.
10. Princípio Fundamental: Conhecimento da Essência, conhecimento do plano divino, intuição, acesso às verdades subtis graças ao total “auto abandono” a Deus. Neste plano deixa de existir vontade humana – o ser segue a vontade de Deus.
11. Palavra-chave: Compreensão.
Localiza-se no centro da testa entre as sobrancelhas. É conhecido como 3º olho ou 3ª visão. O seu talo enerva-se passando pela zona média da glândula hipófise e continua até terminar no espaço compreendido entre a 1ª e a 2ª vértebras cervicais. O elemento associado é a luz. Rege a glândula pituitária, o olho esquerdo, o nariz e orelhas. Está associado a telepatia, clarividência, intuição e desenvolvimento mental. Quando expandido dá visão interior, intuição e a habilidade de se conhecer a si próprio. Governa o cérebro inferior (cerebelo), o olho esquerdo, os ouvidos, o nariz e o sistema nervoso central. É Responsável pela Visão.
Os minerais e gemas associados a ele são: o lápis-lazúli, azurite, sodalite, cristal de quartzo puro, safira, turmalina. Os alimentos que lhe são benéficos são os de cor azul ou púrpura, frutas e vegetais.
Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: realização da alma, intuição, “insight”, imaginação; clarividência, concentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.

7º Chakra





7º CORONÁRIO

Sahasrara
1. Elemento: Maha Tattva (o Grande Elemento) no qual estão presentes todos os outros elementos na sua forma purificada.
2. Forma: Círculo.
3. Cor: Violeta.
4. Som: Aum, e posteriormente sem som, Silêncio.
5. Nota Musical: Si.
6. Nº de Pétalas: 972.
7. Corpo: Átmico.
8. Raio: 1º - Vontade ou Poder.
9. Glândula: Pineal.
10. Princípio Fundamental: Essência Pura.
11. Palavra-chave: Intuição.
Situado na zona superior da cabeça, coroando a mesma. O talo deste vórtice termina na glândula pineal. Localiza-se no topo da cabeça, prolongando-se mais acima. É a abertura para a Consciência Universal. Quando este Chakra é expandido potencializa a produção de melatonina. Através do Coronário, a Luz e o Amor cósmico fluem para os outros centros energéticos, os quais distribuem para todos os órgãos do corpo.
As cores associadas a este chakra são: violeta, lilás, roxo, branco, prateado ou dourado. O elemento associado é: os pensamentos e a vontade. Rege a glândula Pineal, córtex cerebral, sistema nervoso central, olho direito. Governa o cérebro superior. Está associado ao mundo espiritual e à ligação com o Divino.
Tem como gemas e minerais associados: a ametista, alexandrite, diamante, sugilite, fluorite púrpura, cristal de quartzo, selenite. Este Chakra associa-se à ideia de jejum e também às frutas e vegetais de cor violeta e púrpura.
Indica como qualidades e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além – espaço e tempo, e conformidade de consciência. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Enfim começo a sentir a paz invadindo o meu coração!!!
Agradeço a Deus, aos mestres de luz, aos meus mestres por mais esse merecimento...

domingo, 7 de outubro de 2012

Os fios da nossa vida - Sonia Weil


"Toda vez que amamos uma pessoa lançamos, por assim dizer, um fio de nossa energia sobre ela, o que cria uma conexão viva entre os dois campos vibratórios, mesmo à distância. Dessa forma, sentimos quando ela não está bem ou quando pensa em nós intensamente.


Projetamos esse fio de conexão também sobre os amigos, as pessoas que gostamos, os projetos que temos; toda vez que nos identificamos com alguém e alguma coisa, lançamos nela uma parte

de nossa energia, criando o vínculo.

Da mesma forma, quando odiamos alguém ou temos medo de algo, também nos ligamos energeticamente, mesmo sem querer. Quantas vezes ouvimos falar de pessoas que durante anos e anos ficaram presas entre si pelo ódio, sempre realimentado, sem conseguir seguir adiante na sua vida...

As situações mal resolvidas no passado formam muitas vezes uma rede de fios que carregamos nas costas (à imagem dos cães que arrastam na neve os trenós nos países gelados ) – continuamos arrastando as lembranças e culpas pela vida afora - e empenhando tanta energia nisso que pouco sobra para estarmos disponíveis para o presente. Ficamos, literalmente, amarrados ao passado.

Vivemos, assim, em meio a uma rede de fios que nos liga às pessoas, situações, ideais, medos, lembranças e esperanças.

Esse vínculo pode ser muito prazeiroso em certas situações, como quando amamos; mas quando o contato termina, muitas vezes sentimos que uma parte de nós ficou com o outro. Embora estejamos nos referindo aos sonhos e expectativas, isso ocorre realmente em termos energéticos.
É necessário puxar o fio de volta, resgatar a energia que ficou projetada sobre o outro, e Integrá-la novamente em si mesmo. Voltar a estar inteiro.

O perdão é uma forma de fazer isso. Ao perdoar o outro, abrimos mão de toda expectativa lançada sobre ele e com isso trazemos de volta toda a nossa energia que com ele estava – seja sob a forma de amor, mágoa, raiva ou desejo de vingança. Ao liberar o outro, nos libertamos também.

Da mesma forma, ao resolvermos internamente alguma situação do passado - aceitando as coisas da forma como aconteceram, mesmo que não tenha sido da maneira como esperávamos - recebemos de volta a energia lá investida e que até aí estava paralisada.

Ao fazer isso, fecha-se a brecha, e nos tornamos mais completos novamente. O que o outro faz não nos afeta mais. O que aconteceu é passado. Nos tornamos mais atentos ao presente. E, principalmente, mais disponíveis para a vida."
Adoro a sensibilidade do Oswaldo...
Essa música é linda!
"Quando a gente ama, simplesmente ama"



A ALMA

A alma vem de Deus; é, em nós, o princípio da inteligência e da vida. Essência, misteriosa, escapa à análise, como tudo quanto dimana do Absoluto. Criada por amor, criada para amar, tão mesquinha que pode ser encerrada numa forma acanhada e frágil, tão grande que, com um impulso do seu pensamento, abrange o Infinito, a alma é uma partícula da essência divina projetada no mundo material.

Desde a hora em que caiu na matéria, qual foi o caminho que seguiu para remontar até ao ponto atual da sua carreira? Precisou passar vias escuras, revestir formas, animar organismos que deixava ao sair de cada existência, como se faz com um vestuário inútil. Todos estes corpos de carne pereceram, o sopro dos destinos dispersou-lhe as cinzas, mas a alma persiste e permanece na sua perpetuidade, prossegue sua marcha ascendente, percorre as inumeráveis estações da sua viagem e dirige-se para um fim grande e apetecível, um fim que é a perfeição.
A alma contém, no estado virtual, todos os germens dos seus desenvolvimentos futuros. É destinada a conhecer, adquirir e possuir tudo. Como, pois, poderia ela conseguir tudo isso numa única existência? A vida é curta e longe está a perfeição! Poderia a alma, numa vida única, desenvolver o seu entendimento, esclarecer a razão, fortificar a consciência, assimilar todos os elementos da sabedoria, da santidade, do gênio? Para realizar os seus fins, tem de percorrer, no tempo e no espaço, um campo sem limites. É passando por inúmeras transformações, no fim de milhares de séculos, que o mineral grosseiro se converte em diamante puro, refratando mil cintilações. Sucede o mesmo com a alma humana.

O objetivo da evolução, a razão de ser da vida não é a felicidade terrestre, como muitos erradamente crêem, mas o aperfeiçoamento de cada um de nós, e esse aperfeiçoamento devemos realizá-lo por meio do trabalho, do esforço, de todas as alternativas da alegria e da dor, até que nós tenhamos desenvolvido completamente e elevado ao estado celeste. Se há na Terra menos alegria do que sofrimento, é que este é o instrumento por excelência da educação e do progresso, um estimulante para o ser, que, sem ele, ficaria retardado nas vias da sensualidade. A dor, física e moral, forma a nossa experiência. A sabedoria é o prêmio.

Pouco a pouco a alma se eleva e, conforme vai subindo, nela se vai acumulando uma soma sempre crescente de saber e virtude; sente-se mais estreitamente ligada aos seus semelhantes; comunica mais intimamente com o seu meio social e planetário. Elevando-se cada vez mais, não tarda a ligar-se por laços pujantes às sociedades do Espaço e depois ao Ser Universal.

Assim, a vida do ser consciente é uma vida de solidariedade e liberdade. Livre dentro dos limites que lhe assinalam as leis eternas, faz-se o arquiteto do seu destino. O seu adiantamento é obra sua . Nenhuma fatalidade o oprime, salvo a dos próprios atos, cujas conseqüências nele recaem; mas, não pode desenvolver-se e medrar senão na vida coletiva com o recurso de cada um e em proveito de todos. Quanto mais sobe, tanto mais se sente viver e sofrer em todos e por todos. Na necessidade de se elevar a si mesmo, atrai a si, para fazê-los chegar ao estado espiritual, todos os seres humanos que povoam os mundos onde viveram. Quer fazer por eles o que por ele fizeram os seus irmãos mais velhos, os grandes Espíritos que o guiaram na sua marcha.

A Lei de justiça requer que, por sua vez, sejam emancipadas, libertadas da vida inferior todas as almas. Todo ser que chega à plenitude da consciência deve trabalhar para preparar aos seus irmãos uma vida suportável, um estado social que só comporte a soma de males inevitáveis. Esses males, necessários ao funcionamento da lei de educação geral, nunca deixarão de existir em nosso mundo, representam uma das condições da vida terrestre. A matéria é o obstáculo útil; provoca o esforço e desenvolve a vontade; contribui para a ascensão dos seres impondo-lhes necessidades que os obrigam a trabalhar. Como, sem a dor, havíamos de conhecer a alegria; sem a sombra, apreciar a luz; sem a privação, saborear o bem adquirido, a satisfação alcançada? Eis aqui a razão por que encontramos dificuldades de toda sorte em nós e em volta de nós.

por Leon Denis - Do livro: Depois da Morte