sábado, 4 de setembro de 2010

MINH' ALMA, DE SONHAR -TE, ANDA PERDIDA...

Hoje acordei com essa música na cabeça....
Sabe quando você abre os olhos e ela já começa a tocar lá na mente?
Fazia muito tempo que eu não a ouvia, nos anos 80 tocou muito nas rádios, bons tempos aqueles em que as rádios tocavam MPB da melhor qualidade!




Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida…
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

“Tudo no mundo é frágil, tudo passa…”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, vivo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!…”

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ROSA PASSOS

Devo confessar que não conheço muito o trabalho da Rosa Passos, mas a sua voz me encanta...muito serena e suave!

Pesquisei um pouquinho da sua biografia, mas quero mesmo é deixar registradas algumas músicas muito gostosas de ouvir...

"Baiana de Salvador, Rosa Passos estudou primeiro o piano e na adolescência, depois que entrou em contato com a obra de João Gilberto, fez sua opção pelo violão. Sua estréia em termos profissionais foi em 1968, na TV Tupi de Salvador.

Já como compositora, participou na década de setenta de festivais de música, ganhando o primeiro prêmio em 1972 com "Mutilados". Em 1979 lançou pela Chantecler o álbum "Recriação", que além de composições próprias tem outras em parceria com Fernando de Oliveira.

Nos anos 80, já residindo em Brasília, passou a investir em sua carreira profissional, mas só a partir do álbum "Curare" em 1991, é que ela deslanchou. É nele que Rosa Passos se aproxima do repertório de bossa nova, gravando nesse trabalho "Dindi", "A Felicidade", "Só Danço Samba" e outras.

Já em 1972 ela participa do show "Chega de Saudade", dedicado à bossa nova, numa produção de Mièle e Bôscoli, percorrendo as principais cidades brasileiras. Durante os anos noventa passou a gravar outros discos em tributo a grandes compositores brasileiros, bem como a mostrar seu trabalho como compositora de sambas, salsas e boleros.

Em 2004 está lançando via Sony Classical, o cd "Amorosa", em homenagem ao seu ídolo João Gilberto, que já tinha sido lançado no exterior. Segundo Rosa Passos, "cada vez mais sou reconhecida lá fora como uma cantora de jazz". Um cantora brasileira com mais fama internacional, pelos seus méritos técnicos e artísticos."